Famosa por produzir VTs (vídeo rápido sem texto) dos festivais por onde passava, a DIVISÃO FILMS partiu agora pro espinhoso caminho dos DOCS*, na verdade MINI DOCS, pois eles não ultrapassam 10min. Espinhoso porque DOC exige bem mais do produtor. Tem pesquisa, texto, participação off e live, microfonacao, etc. Compare seu ultimo vídeo (Street Metal Hell Festival), com o anterior (Krisiun em Sp), feito há quase 1 ano. A diferença é gritante. Por isso, fomos falar com Nilda, a produtora e idealizadora do feito.
Nilda, porque a mudança?
Quando fizemos o VT do Krisiun a idéia era aquela mesmo: VT rápido como se fosse um 3x4 do evento, da viagem. Isso se seguiria pelos próximos. Porem ocorreu que demoramos muito pra produzir o próximo e nesse meio tempo fermentou se a idéia do DOC. Abraçamos de cara. Da mais trabalho, mas o resultado compensa.
Da muito trabalho?
Nossa, se da. Por ex, pra fazer as internas do Cemitério Consolação era so entrar la e fazer escondido, sem o ruído pra não atrair a atenção dos guardas. Já nesse tipo que estamos fazendo agora sem chance. Porque alem de termos que usar pedestal, Hand Cam, etc, tem o som direto, que tem que ser alto. Então, por ex, num Consolação sem chance fazer esse tipo de tomada la dentro. Fizemos nesse porque foi em Tiete, uma micro cidade, e la não tem essas frescuras, vc chega, grava e não dá nada. Tanto é que rodamos por toda a extensão dele em pleno dia, com Hand Cam e tudo e não apareceu uma alma. Vc falou em trabalho, agora tambem temos de microfonar, tem de enquadrar, tem a estética... então, não da mais pra fazer a coisa rápida e direta como era antes. Mas adoramos fazer. Foi um puta desafio, lembro dos pilotos, o Dodds tremendo como vara verde, kkk.
Como foi o retorno na web?
Foi ótimo. Nunca tínhamos tido dessa forma. Na época do Krisiun foi bom, mas esse superou longe.
Então VTs não sairão mais?
Não ta descartado. Ate fizemos o VT de Tiete, mas não veiculamos. Acho que DOC é tao completo que anula o anterior, ainda que VT tem outra função, que é a de dar uma pincelada rápida mesmo pelo evento. Mas ate segunda ordem fica assim.
Vcs pretendem seguir uma formula, ou o próximo pode ser diferente?
Basicamente vamos fazer DOC mesmo, mas claro que na medida do possível vamos sim ta inserindo elementos que venham enriquecer o trabalho, isso com certeza.
Outra coisa: o repórter la... ele é da DIVISÃO FILMS?
Ele é o Dodds, um amigo nosso, trabalhava em radio FM e tem um certo know how de locução, reportagem, por isso o chamamos. E ainda por cima é banger, porque se não fosse sem chance.
O texto tambem foi dele?
Não. O texto é da Eliza.
É verdade que a DIVISAO vai cobrir ate festivais fora do estado?
Sim, MG e PR estão na lista. Não da pra ir mais longe por falta de patrocínio.
Vcs já tem um evento agendado pro próximo DOC?
Ate temos, mas é surpresa.
Valeu, Nilda.
*documentários
Entrevista por CULTURATRASH ZINE
domingo, 26 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)

salve...por onde andas a editora do cultura trash zine (elizabeth bathory????? caso saiba do paradero da mesma pede pra ela me add no msn roberwar@hotmail.com
ResponderExcluirlord maleficarum (fortaleza)tinha contato com ela por cartas
ResponderExcluir